quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

"Eu confio no jovem!"

Bom dia!!

Muito embora tenha sido apresentado um resultado pela FGV no exame da Ordem para ingresso na OAB, o que vemos é preoculpação e desespero. Os bachareis que foram reprovados não tem a certeza de o por que. Os bachareis que foram aprovados não sabem ao certo se permanecerão aprovados ou não.
Ainda, o Presidente da OAB Federal, Dr. Ophir, exigiu uma nova correção da FGV, mas, até o presente momento, a FGV apenas disse que iria olhar as provas. Porém, uma correção de 47.000 provas não tem como ser feita da noite para o dia.
Buscando o Edital do certame, que é lei entre as partes, encontrei isto:
"5.7 A partir da data de divulgação dos resultados da prova prático-profissional, será possível ao examinando, por meio de consulta individual nos endereços eletrônicos http://oab.fgv.br, http://www.oab.org.br ou nos endereços eletrônicos das Seccionais da OAB, acessar a imagem digitalizada de suas folhas de textos definitivos, assim como o padrão de respostas esperado para as questões práticas/peça profissional e o espelho de correção de sua prova, especificando a pontuação obtida em cada um dos critérios de correção da prova, de modo a conferir ao examinando todos os elementos necessários para a formulação de seu recurso, se assim entender necessário".
Vejam todos, a FGV prometeu, quando do edital de inscrição, a publicação de um espelho de prova completo, demonstrando para cada aluno quanto tirou e em quais quesitos da prova fora reprovado, de maneira detalhada, sem cercear os direitos de defesa.
O que vimos foi o exato oposto.
Por tudo, devem os candidatos se organizarem, se juntarem, para que, lutando por seus direitos, provoquem a OAB para que a exigência de nova correção seja obedecida a contento, para que todos tenham analisadas as suas provas com os requisitos do provimento 136/09 da OAB, observando raciocínio jurídico, domínio e demais requisitos esquecidos pela FGV e que diferenciam os profissionais na vida prática.
É o meu desejo, que esta irresignação saia das páginas da Internet e, como ocorria a anos atrás, haja união em prol de um bem comum, haja força, haja coragem, haja o que há de mais importante para a carreira de advogado: PAIXÃO ao que se pleiteia, não apenas páginas de um perfil do orkut se dizendo indignado enquanto, no quarto ao lado do computador, o candidato apenas reclama, mais nada!!!
Lutem!!!

Abraçosssss


Medeiros

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

NADA MAIS JUSTO!!!!!

Brasília, 08/12/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, determinou hoje (08) à Fundação Getulio Vargas (FGV) - responsável pela realização, aplicação e correção das provas do Exame de Ordem - que proceda imediatamente à recorreção das provas relativas à segunda fase (prova prática) do segundo Exame de Ordem de 2010. A determinação ocorreu em função de equívocos ocorridos na divulgação dos espelhos de correção das provas, efetuada nesta terça-feira por parte da Fundação Getúlio Vargas. Segundo Ophir, o objetivo da OAB é ter certeza de que o equívoco se deu apenas na divulgação dos espelhos por parte da FGV e não na correção das provas. "Determinei a recorreção para garantir que não haja qualquer prejuízo a nenhum dos candidatos e em face de nosso compromisso com a lisura e segurança do Exame, em respeito aos estudantes de Direito e à sociedade".