sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Greves - Temas para prova de concursos??

Meus amigos....


Quando vivemos épocas de Greves, a jurisprudência, normalmente, apresenta doutrinas novas a respeito dos Direitos dos Trabalhadores, o que, com frequência, chega a ser cobrado em provas de concursos próximos.

Assim, sempre nestes períodos, cabem aos concurseiros acompanhar as notícias dos TRT's e TST sobre fatos e situações, principalmente sobre competências analisadas, fato que corriqueiramente é discutido.

Um grande exemplo são as questões de prova da OAB e da FCC a respeito do INTERDITO PROIBITÓRIO, ação especial civil aplicada no processo do trabalho para impedir a obstacularização dos grevistas face à tentativa dos outros empregados em não aderir à greve, os famosos "fura greve".

Assim, cabe o questionamento: "Se a Greve é a Legítima Defesa do empregado face aos desmandos do empregador, pode a Justiça declarar abusivo o bloqueio  feito pelo movimento grevista aos empregados que queriam voltar ao trabalho? Ou deve permanecer inerte por não poder dicutir o merecimento em atos provados??"

Comentem abaixo, vamos transformar o blog em sala de aula e forum de debates!!!!
Dêem uma lida, amanhã comentaremos a resposta pelo Twitter, Facebook e Nos artigos!!!

Até lá!!!

Um comentário:

  1. Professor, acredito que para uns, as greves possuem cunho meramente políticos. Tudo bem, exigem melhor qualidade de vida, melhores salários, mas por que então,somente uma quantidade de funcionários aderem a greve? E os outros? E qual problema em deixar aqueles que não fazem parte da manifestação trabalharem? A sociedade não pode parar. Quantas pessoas são diretamente prejudicadas com greves de ônibus, de correios, de professores? Acredito que alguns atos a Justiça deve intervir. Afinal de contas, um dos objetivos da mesma, não é conservar o bem estar do cidadão? Quando a greve ultrapassa e fere o direito, acredito que sim, deve intervir. Deve utilizar-se do INTERDITO PROIBITÓRIO.
    Esta é minha opinião.

    ResponderExcluir